COMO APRENDEMOS A FALAR?
Como foi que você aprendeu a falar português? E não é impressionante que mesmo que não tenha tido muita afinidade com a matéria na escola, você utilize a língua para se comunicar super bem hoje em dia? Isso me faz acreditar que não é necessário gostar tanto de gramática para aprender uma língua, mas que é preciso sim ter a curiosidade e vontade de aprender de uma criança.
E para chegar lá, dividi o meu método em três etapas que percorreremos juntos!
3
ETAPAS
1° PASSO - CONTATO
Assim como uma criança que aprende sua primeira língua, você precisará ter contato com a língua inglesa para começar a aprendê-la. E isso será a primeira coisa que eu darei a você através de atividades de áudio, vídeo e textos adequados ao seu estágio e necessidades.
Grande vantagem: O material que eu desenvolvo se baseia em vídeos, textos e imagens feitos por falantes nativos que não necessariamente tem o ensino da língua como o seu objetivo, o que torna o seu contato com o inglês totalmente autêntico e até mais divertido do que se utilizasse um CD de áudio feito por uma escola para mera repetição.
2° PASSO - PERCEPÇÃO
Pense novamente na criança, que não fica parada diante de tudo aquilo que está ao seu redor, mas interage com o ambiente, experimenta e descobre. Sendo assim, para de fato aprender inglês, será necessário que você analise a língua. Levarei você a essa análise através de exercícios desenvolvidos a partir de técnicas que ajudarão você a perceber os elementos da língua adequados para o seu estágio de aprendizado e necessidades.
Grande vantagem: Toda essa interação com os elementos da língua inglesa fará, não só com que você aprenda sobre o inglês, mas que memorize muito mais o que aprender do que se tivesse esse conhecimento entregue a você “de bandeja”. Ou seja, será mais eficaz percorrer esse caminho do que abrir um livro de gramática e ler uma explicação sobre um assunto que você não sabe nem da onde veio em primeiro lugar.
3° PASSO - PRÁTICA
Lembre-se mais uma vez da criança quando aprende sua língua materna. Ela experimenta falar da maneira que acha que é certa, e tem como resultante a resposta das pessoas com as quais interage, que irão entender ou não o que ela quis dizer. Quando ela erra, reformula o que disse até conseguir ser compreendida. É para isso que proporei atividades que façam com que você pratique o que tiver sido percorrido nas duas primeiras etapas do seu aprendizado.
Grande vantagem: Os exercícios de comunicação que proporei serão adequados ao seu nível, suas necessidades e objetivos. Além disso, o meu acompanhamento fará com que você se sinta confiante e se comunique com facilidade!
HABILIDADES
Note que mesmo que o seu objetivo seja falar inglês com fluência, para chegarmos lá, todas as habilidades que envolvem a comunicação deverão ser trabalhadas: escuta, leitura, escrita e, claro, fala. Igualmente importante é um trabalho focado em pronúncia, ampliação de vocabulário, expressões gramaticais e estruturação de frases.
QUANTO TEMPO?
Antes de saber quanto tempo levará para você aprender inglês, é necessário determinar o seu objetivo. Muitos alunos me procuram para atingir um objetivo específico, como se preparar para uma viagem ou conduzir uma reunião de negócios. Após ter isso claro, é necessário saber qual é o seu ponto de partida, ou seja, o seu real nível de proficiência atual. Mesmo com essas informações, o tempo que você precisará se dedicar aos seus estudos dependerá do seu envolvimento e dedicação.