top of page

Repeteco?

Já percebeu como muitas aulas de inglês contemplam muitos momentos de repetição? Será que esse método de ‘repeteco’ é eficaz? Pode ser que sim, mas pode ser que não também. Depende muito do motivo pelo qual você está repetindo tanto a mesma coisa, e se suas aulas vão um dia sair disso ou não. Vamos analisar empregos eficazes do método de repetição, para depois falar sobre quando a repetição deve cessar.

Empregos eficazes do método de repetição

Por que aprender inglês envolve a repetição de palavras, frases e expressões? Os motivos talvez sejam óbvios para você, mas caso não sejam, vou elucidá-los aqui:

  1. Pronúncia

Quando você repete palavras e expressões, ouve como elas soam ao saírem da sua boca. Nesse momento, você e seu professor poderão comparar a sua pronúncia com a de falantes nativos e fazer os ajustes necessário.

Uma dica para quem busca aprender inglês sozinho: Ao aprender palavras novas, grave-as com o próprio aplicativo de gravação de voz do celular. Compare, então, sua pronúncia com a pronúncia de nativos. Para ouvir o inglês nativo, você poderá assistir séries, vídeo ou filmes na televisão e internet.

  1. Memorização

Ao repetir diversas vezes as mesmas palavras, expressões, frases, ou até mesmo diálogos, você passará a memorizá-los. Com tudo o que tiver memorizado na ponta da língua, você provavelmente usará esses novos elementos da língua com muito mais agilidade e confiança nas diferentes situações de forma quase intuitiva, como um nativo o faz. Em outras palavras, muitas vezes você sabe que deve dizer algo de determinada maneira, mas não sabe explicar muito bem o porquê.

A hora de cessar o método de repetição

Chega um momento na vida de um aluno de inglês em que a mera repetição não é mais suficiente. E o porquê disso tem a ver exatamente com o que citei no item anterior. Se você já sabe empregar uma palavra no momento correto da maneira correta, vale a pena analisar o seu significado e outros possíveis usos. Como você já a terá memorizado para uma situação, lembrará facilmente dela para outros usos, o que te tornará ainda mais fluente. O mesmo também se aplica aos elementos das frases e expressões que você memoriza quando aprende, por exemplo, como se apresentar, dizer “oi”, “tchau”, etc.

Assim sendo, o método de muita repetição é bastante eficiente com alunos iniciantes, devendo se tornar cada vez menos usado conforme o aluno se torna mais fluente no idioma. No entanto, note que mesmo alunos avançados precisam de estímulos de repetição para memorizarem novas palavras, expressões e, principalmente, regras gramaticais, que corrigem vícios de linguagem e tornam o inglês cada vez mais sofisticado.

Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Busca Por Tags
Me Siga nas Redes Sociais
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Google+ Icon
  • Grey YouTube Icon
bottom of page