Dá Para Aprender Inglês Sozinho?
Algumas pessoas me perguntam se é possível aprender inglês de forma autodidata. Conheço pessoas que aprenderam não só o inglês, como também outras línguas, estudando totalmente por conta própria. Por isso, minha resposta é: Sim, é possível!
Muitos alunos já chegaram até mim com um bom nível de inglês sem nunca ter feito aulas, algo que me surpreendeu todas as vezes. Todos eles tinham algo em comum: Muito contato com o idioma! Em músicas, videogames, seriados, blogs, artigos científicos. No post Attraversiamo: O Segredo Para Atravessar a Barreira Entre Você E O Inglês, eu listei uma série de atividades em inglês que você pode praticar para ter contato com a língua através de algo que goste e te motive. Mas veja que não se trata somente de um “empurrãozinho”, o contato com uma segunda língua é o primeiro passo em direção ao aprendizado dela e, por isso, imprescindível.
No post Como Aprender Uma Segunda Língua, eu listei três passos para o aprendizado de qualquer idioma: (1) Contato, (2) Percepção; e (3) Prática. Assim, o primeiro passo que um aluno autodidata deve dar para aprender uma língua sozinho é manter muito contato com ela. Isso dará a ele elementos que, se analisados e ordenados corretamente, o permitirão se comunicar através deles construindo frases (escritas e orais) e compreendendo o que ouve e lê. Dessa forma, o contato puro com o idioma não será suficiente se o aluno não souber analisa-lo.
A maioria dos alunos que chegou até mim com algum conhecimento de inglês sem nunca ter feito aulas, por não ter percorrido essa etapa de percepção da língua, tinha uma comunicação bastante limitada. Nos posts O Que Devo Aprender, Mitos e Verdades Sobre Pronúncia e Juntando Palavras Soltas, eu dei dicas de como realizar essa análise, essencial para o desenvolvimento do aluno de qualquer idioma, seja ele autodidata ou não. Mas mesmo após essa análise, o aluno tem que percorrer uma última etapa, extremamente importante: Prática!
No post Prática, Prática, E Mais Prática, escrevi sobre esse indispensável momento do aprendizado do idioma, em que deve-se colocar em prática aquilo que você aprendeu para fixar o novo conteúdo. A minha sugestão foi de realizar uma prática controlada em um primeiro momento, forçando o uso de novos elementos na sua produção escrita e oral. Isso fará com que você se sinta confiável e confortável para empregar esses novos elementos nas situações comunicacionais verdadeiras, ou seja, quando tiver que conversar com outras pessoas. Voilá! Eis aqui algo que o aluno autodidata deve ter sempre em mente: é preciso conversar com outras pessoas em inglês para de fato aprender inglês.
Dessa forma, a minha resposta mais completa para a pergunta que iniciou o meu post é: Sim, é possível aprender inglês sozinho, desde que sejam percorridas as três etapas do aprendizado (contato, percepção e análise). As duas primeiras etapas são claramente mais fáceis de serem percorridas, mas para a terceira etapa, o aluno autodidata terá que sair do seu casulo e soltar a língua por aí.