Você Precisa De Um Professor Para Aprender Inglês?
Em continuidade ao post anterior Dá Pra Aprender Inglês Sozinho, em que eu falei sobre a possibilidade de se aprender inglês de forma autodidata, escrevo esse post para ajudar quem quer aprender uma segunda língua a decidir se realmente vai encarar essa tarefa sozinho ou se vai em busca de um professor para ajudá-lo.
Conforme expliquei no post Como Aprender Uma Segunda Língua, acredito que existem três etapas fundamentais a serem seguidas no aprendizado de um segundo idioma. Retomando, são elas: (1) Contato, (2) Percepção; e (3) Prática. No post Dá Pra Aprender Inglês Sozinho, eu falei detalhadamente sobre como um aluno autodidata poderia percorrer essas três etapas para garantir o seu aprendizado. Para colocar de forma prática, vou discorrer sobre como um professor poderia ajuda-lo nessas três etapas:
1. Contato
A primeira etapa do seu aprendizado é manter muito contato com a língua a ser aprendida. Isso é algo que você com certeza poderá fazer sozinho. Basta assistir filmes e séries em inglês, jogar games no computador, ouvir músicas, entre outras atividades. No entanto, poderá surgir a dificuldade de selecionar um material adequado para o seu nível de inglês ou necessidades específicas. Nesse caso, um professor experiente e bem qualificado será essencial.
Mesmo com a gama enorme de material que é postada diariamente na internet até mesmo por professores, noto que é muito difícil para os alunos lidarem com tudo isso e evoluírem a partir desse material. É preciso ter cuidado para não se desmotivar diante de um material que pode não ser o ideal para o seu nível e perfil.
2. Percepção
Ao analisar e entender como funciona uma língua, você poderá utilizá-la para se comunicar com maior segurança. Não é necessário estudar gramática profundamente, mas ao menos se atentar a como as palavras se combinam no novo idioma. Acredite, não precisa ser algo extremamente complicado, tenho alunos que são bastante ligados e analisam a língua de forma quase intuitiva e natural, e isso já seria o suficiente para um aluno autodidata. No entanto, para aqueles alunos que apresentam maior dificuldade de perceber como funciona uma língua, um professor de torna uma figura chave no seu aprendizado.
Da mesma forma, alunos mais inseguros se beneficiariam bastante de um professor que pudesse ajudá-los a percorrerem pontos estratégicos para o aprendizado de um idioma.
3. Prática
É preciso conversar com outras pessoas em inglês para se colocar em prática o que foi aprendido e, dessa forma, aprender a falar inglês de fato. E isso não precisa ser feito com um professor necessariamente. No entanto, a vantagem de se praticar inglês com um professor é que ele poderá aferir quais pontos da língua precisam ser trabalhados e oferecer feedback sobre a sua performance no idioma.
Além disso, um professor poderá utilizar as técnicas e ferramentas ideias para que determinadas habilidades sejam desenvolvidas e para que você economize tempo. No final das contas, um professor não fará milagres, mas estará preparado para te ajudar conforme a sua necessidade. Pensem bem!