Homework?
Um dos maiores diferenciais do meu método de ensino é o uso das lições de casa para acelerar o ensino. Muito alunos acabam não tendo tempo para fazer a lição e, por vezes, até não dão tanta importância para essa atividade. O primeiro e principal motivo que faz com que professores como eu deem lições de casa para seus alunos é para que eles possam manter o contato com a língua inglesa. Por isso, mesmo sem fazer a lição, é mais importante ainda que os alunos venham às aulas. Mas a função da lição de casa não é somente essa.
Aprender de fato
Você já reparou como o seu desempenho é diferente quando você está perto do seu professor? Isso é porque na maioria das vezes você conta com ele para te ajudar a lembrar o que esqueceu, corrigir seus erros à medida em que são cometidos e elucidar dúvidas que ocorrem a qualquer momento. Quando você estuda sozinho, a coisa é bem diferente, e está aí o maior benefício do momento de estudo solitário: é nessa hora que você consegue verificar o quanto já sabe de verdade e onde moram suas maiores dificuldades. Nesse sentido, a lição de casa passa a ser uma espécie de ritual de autoconhecimento que você poderá realizar com relação a seu desempenho da língua inglesa.
Revisão ou previsão?
O uso mais comum da lição de casa é a revisão e fixação de conteúdos vistos em aula, algo essencial para o seu aprendizado. No entanto, quando você faz sua lição de casa no seu ritmo, tem a oportunidade de ir mais além que o conteúdo da aula em si. Com o uso da internet e suas ferramentas de pesquisa, você pode pesquisar o significado de vocabulário, como se diz algo novo, ou o uso de determinada estrutura da língua. Ao levar isso para a sua próxima aula, o seu professor poderá conhecer mais sobre as suas necessidades reais de aprendizado. Muitas vezes, principalmente com alunos mais avançados, eu adapto o programa de ensino para atender a essas necessidades.
Convencido a fazer suas lições de casa? Separe pelo menos cerca de 15 minutos por dia, 30 minutos a cada dois dias, ou ainda 1 horas por semana, mas mantenha o contato com o inglês fora da sala de aula para aprender de fato e de acordo com as suas necessidades.